03 fev, 2022

O Futuro da digitalização bancária: Modern Workplace ao serviço do setor financeiro

blog

Share on Facebook

O setor financeiro enfrenta uma constante evolução tecnológica. Mas será que todas as instituições pensam na modernização de ponta a ponta?


Muito além de homebankings, a transformação digital das instituições bancárias deve ser pensada de dentro para fora. Isso significa que para uma organização se consolidar como moderna e inovadora, ela deve ajustar os seus processos internos a partir de novas tecnologias, análises de dados e otimização de recursos para maximização dos resultados.

 

Os novos ambientes de trabalho têm vindo a ganhar força nos últimos tempos e é justamente esse o ponto de inovação dos bancos quando pensamos na transformação digital de ponta a ponta. Com a retoma económica gradual, passamos por um período de reflexão sobre as novas realidades em modelos de trabalho, especialmente no setor financeiro.

 

Toda esta dinâmica leva-nos a questionar quais práticas devem ser utilizadas para que estas organizações possam oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho mais dinâmico e produtivo.

 

Todos sabemos que com a chegada da pandemia e a necessidade do teletrabalho, o Microsoft Teams ganhou uma relevância ainda maior do que aquela que já tinha. O Teams é hoje o cockpit de trabalho das organizações.

 

Sendo uma plataforma colaborativa para interação entre equipas, chamadas, organização de documentos, entre outros, pode ir muito além de uma ferramenta de comunicação e interação, quando agregado o outras ferramentas, como por exemplo, ao Power BI. Através desta integração, é possível realizar de forma colaborativa o cruzamento de dados e informações, análises de tendências e, ainda, repensar projetos e o tempo da equipa destinado ao seu desenvolvimento.

 

A inteligência tecnológica, juntamente com um sistema colaborativo, proporciona efetivamente a digitalização de dentro para fora. As trocas de informações passam a ser muito mais ágeis e a facilidade e segurança na troca de relatórios fortalece a cada dia uma cultura de partilha, baseada em dados.

 

É esta gestão inteligente dos dados que pode colocar instituições bancárias na linha da frente da inovação. Com essas ferramentas, é possível analisar tendências e as perspetivas de mercado, trazendo novos insights e agilidade para tomadas de decisão fundamentadas.  

 

Com o aumento das organizações do setor financeiro priorizando a permanência do trabalho remoto, a integração entre o Microsoft Teams e Power BI passa a ser uma estratégia tecnológica para manter a instituição no seu lugar de inovação.

 

Outro ponto interessante é que, para além da gestão inteligente de dados e da colaboração, a integração entre as plataformas apoia a gestão de projetos, bem como, a gestão de tempo para que as equipas se possam focar em determinado projeto durante determinado período, tendo sempre em conta o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Ou seja, é muito mais produtividade e interação para que toda a organização possa ir mais longe!

 

Esta integração entre o Microsoft Teams e o Power BI pode também ser apoiada por uma estratégia de gestão de identidades e acessos, o que significa o reforço da cibersegurança, que tanto tem sido falada para a proteção de dados da organização e dos seus clientes.

 

A inovação é um caminho que nunca tem fim. Neste sentido, as ferramentas de colaboração são parte fundamental para instituições bancárias que se desejam posicionar como marcas responsáveis, confiáveis, rentáveis e inovadoras, perpetuando o seu legado para a economia.

 

Conte com a ARMIS Information Technology para redescobrir a tecnologia.


Partilhar esta notícia:
Share on Facebook

Prepare a sua empresa e os seus colaboradores para o futuro. Contacte-nos!

Autorizo a ARMIS a recolher as minhas informações pessoais conforme descrito nos Termos e Política de Privacidade.